top of page

Apresentação

O II Colóquio Paulo Freire e a Pesquisa em Educação tem como finalidade precípua fomentar o diálogo entre a Pós-Graduação e a Graduação em torno das contribuições do pensamento de Paulo Freire para uma práxis de ensino e pesquisa fundada em perspectiva humanista e crítica. O evento nasce como atividade de encerramento da disciplina A Pedagogia Crítica de Paulo Freire, oferecida no Programa de Pós-Graduação em Educação e ministrada pela Profª. Dra. Bruna Sola da Silva Ramos, tendo como principais motivações: o fortalecimento do diálogo entre a Pós-Graduação e a Graduação, mediante a socialização dos artigos científicos construídos pelos mestrandos com base nos estudos de Freire e intensificação da presença do pensamento freiriano no circuito acadêmico-científico.

Além da contribuição à produção acadêmica, o evento volta-se à problematização da práxis libertadora nos diferentes níveis de educação, o que significa aprofundar o espaço de diálogo entre a universidade e as escolas da educação básica. Na composição desse diálogo, serão também convidados a participar do evento estudantes das diferentes licenciaturas, professores da educação básica e profissionais das Secretarias de Educação. Espera-se que estes sujeitos tenham voz ativa no Colóquio, especialmente por meio da participação nas Rodas Freirianas de Conversa, caracterizadas como grupos de diálogo disparados por reflexões previamente elaboradas em forma de texto.

Nesta segunda edição do evento, haverá a participação de professores e estudantes da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o que poderá ampliar significativamente o diálogo sobre a Pesquisa em Educação e as possibilidades que o pensamento freiriano inaugura para repensarmos os caminhos da formação e da prática docente na atualidade.

Ademais, o Colóquio vale-se também de uma tentativa de intensificação da presença do pensamento freiriano no circuito acadêmico-científico, reafirmando nossa preocupação com uma formação docente pautada em perspectiva libertadora. Em tempos nos quais se conclama “Basta de Paulo Freire!”, queremos ainda maior resistência do pensamento e da vontade, para que possamos pensar e propor novas alternativas a uma pedagogia que sirva não ao conhecimento em si mesmo, ou àquele coagido pelo mercado, mas ao sujeito em suas múltiplas possibilidades de ser.

O II Colóquio Paulo Freire e a Pesquisa em Educação é uma iniciativa do Grupo de Estudos Críticos do Discurso Pedagógico – GECDiP, que vem, desde 2011, estimulando o desenvolvimento de estudos e pesquisas nos campos Educação e Linguagem, Crítica e Política, Formação e Prática Docente, sob a égide do diálogo libertador das filosofias humanas de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin.

O evento conta com financiamento pela CAPES e pela UFSJ, através de seus programas de apoio a eventos.

bottom of page