top of page

Apresentação

O I Colóquio Paulo Freire e a Pesquisa em Educação nasce como uma atividade de encerramento da disciplina A Pedagogia Crítica de Paulo Freire, oferecida no Curso de Mestrado em Educação, no segundo semestre de 2015, e ministrada pela Profa. Dra. Bruna Sola da Silva Ramos.

A ideia que move o evento é a socialização dos artigos finais construídos na disciplina, os quais envolvem um fecundo diálogo entre múltiplas pesquisas em Educação que estão sendo realizadas pelos alunos no Mestrado e o pensamento político-crítico de Paulo Freire.

Mas o evento se apoia também em um sentido outro, que diz da necessidade, cada vez mais premente, de um diálogo franco e libertador entre a Graduação e Pós-Graduação. Por isso, mestrandos e ex-alunos do PPEDU, alunos dos cursos de Especialização em Docência na Educação Infantil e Aperfeiçoamento na Docência em Educação Integral, graduandos em Pedagogia e demais licenciaturas estão convidados a participarem do evento, havendo espaço para que enviem textos para as Rodas de Conversas sobre o pensamento  de Paulo Freire.

Há, ainda, mais um motivo fundante do evento: reverenciar a obra de Paulo Freire no percurso de formação docente. Em tempos nos quais se conclama “Basta de Paulo Freire!”, queremos ainda maior resistência do pensamento e da vontade, para que possamos pensar e propor novas alternativas a uma pedagogia que sirva não ao conhecimento em si mesmo, ou àquele coagido pelo mercado,  mas ao sujeito em suas múltiplas possibilidades de ser. 

Haverá mesa-redonda, círculos de comunicação oral, oficinas dialógicas, rodas de conversa e sessão comentada de cinema. Confira a programação!

O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos Críticos do Discurso Pedagógico (GECDiP), grupo que vem, desde 2011, estimulando a reflexão e a pesquisa nos campos da Educação-Linguagem,  Crítica-Política, Formação-Prática docente, sob a égide do diálogo libertador das filosofias humanas de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin.

Navegar com música

bottom of page